TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO –
TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
Outro dia lendo sobre o Autismo, comecei a refletir sobre
uma coisa interessante:
Muitos dizem que os autistas vivem no “mundo” deles...será
um mito, realidade ou mais um jeito de se sair pela “tangente” como forma de
explicar o porquê do não desenvolvimento dessas crianças?
O Autista vive, com certeza, no nosso “mundo”, porém, com
formas diferentes de enxergá-lo.
Em certas situações, por exemplo, o que vai chamar sua
atenção são os detalhes, o que muitas vezes passaria despercebido pela criança
que não possui esse transtorno, ou, às vezes podem apresentar pouca resposta a
um tom de voz normal, mas podendo mostrar um intenso interesse pelo som de um
relógio de pulso.
COMPORTAMENTOS CARACTERÍSTICOS:
- Prejuízos qualitativos na interação social
Por terem dificuldade de lidarem com mudanças, eles precisam
de uma rotina, que seu dia seja organizado, por isso qualquer mudança na
rotina, mesmo que mínima, muitas vezes pode gerar uma ansiedade, irritabilidade,
pânico, medo.
Crianças com transtorno não apresentam jogo imitativo ou
usam pantomima abstrata. Suas brincadeiras e atividades tendem a ser rígidas,
repetitivas e monótonas. Fenômenos ritualísticos e compulsivos são comuns, com frequência
giram, batem, ordenam objetos e podem exibir ligação com determinado objeto
inanimado.
INSTABILIDADE DE HUMOR E DE AFETO
Algumas crianças autistas exibem mudanças súbitas de humor,
com acesso de raiva ou choro sem razão óbvia.
CRITÉRIOS PARA O DIAGNÓSTICO:
O Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais,
o DSM – V, inclui mudanças significativas para os critérios diagnósticos para
os autismo, como:
- Um Transtorno ao invés de cinco: Na edição anterior havia
cinco transtornos do espectro do autismo (Transtorno de Asperger, Transtorno
Invasivo do Desenvolvimento, Síndrome de Rett e Transtorno Desintegrativo da
Infância)
Com exceção da Síndrome de Rett eles serão incluídos no
diagnóstico de “Transtorno do Espectro do Autismo”.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES NO CASO DE INCLUSÃO EM ESCOLA
REGULAR;
- Do ponto de vista cognitivo, são mais habilidosos em
tarefas viso espaciais do que em tarefas que requerem habilidades em raciocínio
verbal.
- Precisam de rotina.
- Precisam de afeto, embora sejam incapazes de deduzir os
sentimentos dos outros à sua volta, não podendo desenvolver empatia o que leva
à uma falta de reciprocidade social, tendo, muitas vezes, comportamento
bizarros.
- Tipicamente apresentam ecolalia ou frases estereotipadas
que aparecem fora do contexto.
- Podem se destacar em certas tarefas ou têm capacidade
especiais, por exemplo, podem aprender a ler com fluência em idade pré-escolar
(hiperlexia).
Diante do quadro teórico, podemos ter embasamento para a
prática do dia-a-dia, sabendo que os limites e interesses desses alunos devem
ser respeitados, para isso o trabalho com materiais, atividades e currículo
adaptados tornam-se peças de fundamental importância para o desenvolvimento
dessas crianças.
Vale ressaltar também que o vínculo que se estabelece com eles, a segurança transmitida e profissionalismo são essenciais nesse trabalho de inclusão.
Obras e páginas consultadas:
- Manual Conciso de Psiquiatria da Infãncia e Adolescência de Kaplan e Sadock
- http://drauziovarella.com.br/crianca-2/autismo/
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