quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Resiliência e Inclusão Escolar




As novas perspectivas de inclusão escolar têm despontado para caminhos mais amplos na educação.
Aliada a ideia de que para uma inclusão eficiente é necessária uma política pública de igual qualidade, a nova perspectiva conta com a formação de professores e da equipe gestora objetivando maior eficácia da proposta.
Parece-me muito válido aliar as questões da resiliência à essa nova visão.
Entre as definições, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.
É notório que, na comunidade escolar, as questões de inclusão têm trazido muitas críticas e levantado inúmeras preocupações.
Também é conveniente dizer que esse tema não pretende se esgotar, mas sim, passar por uma evolução de pensamentos, ideias, conquistas e atitudes.

Contudo, toda evolução gera polêmica, aprovações e reprovações.
Nesse sentido, é de fundamental importância a formação dos profissionais da educação, pois são agentes de transformação, são personagens importantes na tentativa de conquistas, garantia de direitos, provocando mudanças e incentivando o senso crítico.
São movimentos que necessitam de mudança de atitude. E sabemos que isso acontece através de um caminho longo, mas possível!
Sejamos resilientes promovendo uma inclusão para TODOS!


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